Páginas

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Um projeto que encanta!!

Estamos falando do Projeto de Ensino-Aprendizagem denominada “Xadrez Itinerante” iniciado pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte de autoria da Profª Fabiani Beletti. É um projeto vinculado ao Projeto Adolescência Sadia das Secretarias Municipais de Saúde, de Bem Estar Social e da Educação e Esporte que tem como objetivo a prevenção à violência e ao uso de drogas.
Observamos que um dos grandes obstáculos de nossos dias é a visão compartimentalizada que realizamos em todos os setores de nossas vidas, baseada no método cartesiano, que propõe a fragmentação e a divisão do objeto de estudo. Acrescentamos que desde pequenos somos inclinados a buscar na especialização uma resposta para todos os nossos problemas.

• O que isso acarreta?

A limitação do ser humano ao enxergar o mundo de maneira fragmentada. Além de individualizar o homem proporcionando a exaltação do individual em detrimento da coletividade.

• O que o jogo de xadrez ajuda nesse sentido?

“Xadrez é a arte da estratégia e a ginástica da mente.” Uma mente vigorosa, ativa e cheia de músculos mentais bem desenvolvidos, é o benefício imediato de quem mentalmente articula muitos caminhos e possibilidades para se chegar a um objetivo. Isso é um dos pontos mais estimulados no jogador de xadrez.
Não podemos esquecer nunca de que a saúde física deve ser cuidada sempre, mas nunca esquecer da saúde mental fazendo prevalecer à máxima dos filósofos "Mente sã, corpo são". Para mantermos uma mente saudável devemos proporcionar estímulos saudáveis para o corpo. O jogo de xadrez trás inúmeros benefícios para o cérebro.

Esse projeto contou com várias etapas e com a ajuda de vários profissionais de outras Secretarias do Município. Confira o blog " http://professorafafars.blogspot.com/". Veja a seguir as fotos do início desse projeto.


Parabéns Prfª Fabiani pela iniciativa e idealização!!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Informação da Coleta Seletiva

A Secretaria Municipal de Planejamento, Meio Ambiente e Urbanismo informa a comunidade de Canguçu que na próxima segunda-feira (19/09/2011) a coleta do lixo reciclável ocorrerá normalmente. Na terça-feira (20/09/2011) por ser feriado estadual não ocorrerá a coleta do lixo reciclável.

Atenciosamente,
Núcleo Técnico do Meio Ambiente

Ata da Audiência Pública

ATA AUDIENCIA PÚBLICA PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO




Aos quinze dias do mês de setembro de dois mil e onze, às treze horas, no Cine Teatro Municipal 27 de Junho, reuniram-se a comunidade em geral e Administração Pública, além de representantes de diversos órgãos, para a apresentação do Diagnóstico do Plano Municipal de Saneamento Básico. Após a abertura feita pelo Secretário Municipal de Planejamento, Meio Ambiente e Urbanismo – Sr Rosalvo Jesus Soares, tomou a palavra a SraJozianiScaglioni – Bióloga Municipal, que explicou sobre o conceito de Plano de Saneamento e como originou e sua importância, falou sobre o conjunto de serviços que compõem o Plano: abastecimento de água, resíduos sólidos, drenagem e esgotamento sanitário.Falou também sobre as leis que foram utilizadas para a elaboração do Plano, os componentes do grupo de trabalho, segundo a Portaria 320/2011. Explanou que o diagnostico aborda assuntos como: a localizaçãodo município, aspectos climáticos, geomorfologia/relevo, recursos hídricos, aspectos sócio-econômicos, ordenamento territorial, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, abastecimento de água potável. Deu continuação à explanação o SrEng Civil Ramatis de Ávila Camargo, que falou sobre oaspecto relevante ao sistema de esgotamento sanitário e drenagem de água pluviais. Após a apresentação dos técnicos, o Secretário Rosalvo declarou que os documentos do diagnóstico ficarão a disposição no site da Prefeitura para acesso a todo públicoe pediu que se alguma pessoa quiser deixar sugestões no blog será até o final do mês de setembro do corrente ano, logo após deixou a palavra à disposição do público para questionamentos ou sugestões. Foi solicitado a participação atuante da Defesa Civil na elaboração do Plano; observou-se que não foi diagnosticado o problema da poluição das plantações na zona urbana dentro das bacias de captação de água; foi colocado também pela Corsan a disposição de dados e apoio técnico da mesma na elaboração do Plano; foi pedido mais arborização na zona urbana e também foi colocado a preocupação com a poluição dos arroios que atinge as propriedade rurais adjacentes. Após algumas manifestações, foi dada como encerrada a audiência. Após a leitura e aprovação da ata, esta foi assinada por mim, e segue anexo a lista de presença devidamente assinada por todos.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Convite Audiência Pública

CONVITE


A Administração Municipal convida para Audiência Pública, conforme Decreto n° 5329/2011, a realizar-se no dia 15 de setembro do corrente ano, no Cine Teatro Municipal 27 de Junho Professor Antônio Joaquim Bento, às 13h, com objetivo de apresentar e discutir o Diagnóstico do Plano de Saneamento Básico do Município de Canguçu.



Venha, participe conosco!



Secretaria Municipal de Planejamento, Meio Ambiente e Urbanismo

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Mensagem ... para pensar!!!!!

‎"Por que ajudo animais tendo tanta gente precisando? Porque não existe um projeto nacional (Minha Casa Minha Vida) p/ animais abandonados. Pq não existe um Sistema Único de Saúde p/ atender animais doentes, espancados, atropelados ou mutilados. Pq não existe um Conselho Tutelar p/ atender animais que não têm “direitos” por ação ou omissão da Sociedade ou Estado. Pq não existe aposentadoria p/ animais que puxam carroça, são tratados como lixo e após anos de trabalho-escravo, são abandonados."
Autor: Desconhecido